Sobre DRONES (6 – Entrevista: “o que é a ABM”)

O que é a ABM?


Falando mais um pouco Sobre DRONES, vamos conhecer o trabalho realizado pela ABM – Associação Brasileira de Multirrotores.


Entidade sem fins lucrativos, a ABM é a maior e mais importante entidade do Brasil quando o assunto é “drones”, reunindo aficionados e defendendo os interesses dos seus associados, tanto na prática do hobby quanto no seu uso profissional.


Nosso entrevistado é o Sr. Lincoln Alex Kadota, atual Presidente da ABM.

- O que é, na verdade, a ABM – Associação Brasileira de Multirrotores?


A ABM é uma Associação criada em 2014 por aficionados, hobistas e profissionais da área, que busca defender seus interesses junto aos órgãos regulamentadores, auxiliando na implementação das regras em vigor e na conscientização pelo voo seguro e dentro das normas.

Sua Sede está localizada na cidade do Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, no Campo Olímpico de Golfe.


Figura 1 - Sede da ABM


- E quem é Lincoln Alex Kadota?


Minha formação acadêmica é de Engenheiro Mecânico. Atuei por 17 anos na área de desenvolvimento de produtos numa indústria metalúrgica, que mesmo num setor maduro, sempre buscou a inovação para se diferenciar da concorrência. Também ministrei a matéria de Materiais Metálicos no curso de pós graduação do IMT – Instituto Mauá de Tecnologia.

Com a visão adquirida, tanto na parte acadêmica quanto profissional, pude iniciar uma mudança ao seguir para o mercado de imagens aéreas estabilizadas, em 2014. Por ser um grande admirador do mundo aeronáutico, me identifiquei com as aeronaves remotamente pilotadas, que à época, eram muito mais difíceis de serem pilotadas. Ao ingressar no quadro da ABM, me identifiquei com a seriedade do trabalho realizado pelo quadro executivo, vindo a me tornar presidente desta associação em 2018.


Figura 2 - Presidente da ABM - Lincoln Alex Kadota


- Qual é a sua contribuição e o que a ABM faz perante seus Associados?


Pelas dimensões continentais de nosso país, fica difícil participar de todos os eventos presenciais. Sendo assim, através do uso das mídias sociais podemos avaliar as necessidades dos associados e, juntamente com o corpo diretivo, tomar decisões quanto à demanda apresentada.

A ABM auxilia na criação das normas e regras vigentes hoje no Brasil, atuando de forma constante junto à ANAC – Agencia Nacional de Avião Civil, à ANATEL – Agencia Nacional de Telecomunicações e ao DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo.

Através das reuniões realizadas no passado com o Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo (posto atual de Major-Brigadeiro do Ar), foi criada a campanha Drone Consciente, em parceria com o DECEA. A ABM realizou palestras e um “dia de voo”, divulgando as regras, tanto para os associados quanto para os não associados, independentemente de serem ou não profissionais da área. Essa campanha já foi efetuada em 6 estados (RJ, RS, SP, PE, SE e PR).

Nesse sentido, representamos os interesses dos pilotos remotos. Uma das realizações mais importantes e que simboliza essa representação é a tramitação no Congresso Nacional do projeto de Lei 10472/2018, elaborado pela ABM e apresentado pelo ex-deputado Otávio Leite. O projeto tem o objetivo de definir melhor as responsabilidades pelos voos com drones e facilitar a atividade de pilotos comprometidos com o voo seguro e a legislação em vigor.


Figura 3 - Campanha "Drone Consciente"


- Qual a representatividade da ABM e sua programação de atividades?


A ABM tem atuação nacional e está presente em quase todos os estados com as suas representações regionais. Em cada uma delas, os pilotos associados podem se reunir e encaminhar à diretoria nacional as suas necessidades e sugestões, fazendo com que a entidade funcione de forma coesa, se beneficiando da sua grande representatividade.

A Campanha Drone Consciente é um dos principais meios de unir associados e não associados. Nesse evento, feito em parceria com o DECEA, divulgamos as regras de voo, conscientizamos sobre a necessidade de evitar riscos e tiramos diversas dúvidas técnicas.

Além disso, a ABM organiza participações em eventos e feiras nacionais e internacionais relacionadas com a atividade.

Basicamente, realizamos ações com a participação dos próprios associados e com divulgação nas mídias sociais, ressaltando sempre o poder da representatividade e da relevância que obtivemos nesses anos de atuação no cenário nacional e internacional.

Especificamente aqui no Brasil, a ABM participa efetivamente de eventos como a Drone Nordeste, a DRONEShow e MundoGEO connect.

No cenário internacional, participa de eventos como a NAB Show, a maior feira de produtos e serviços nas áreas de broadcast, mídias digitais e televisão no mundo, promovida pela National Association of Broadcasters, e a COMMERCIAL EXPO UAV, que acontece desde 2015, também em Las Vegas, nos Estados Unidos.


- Como posso me associar à ABM e quais são as minhas “obrigações e benefícios”? (ou O que a ABM proporciona a seus associados?)


Para ser sócio da ABM, é preciso compromisso com o voo seguro e dentro das normas, além de contribuir uma vez por ano com o valor de R$ 135,00.

Basta acessar o nosso site (www.abmultirrotores.org.br) e se inscrever. A anuidade dos associados é a única fonte de receita da ABM e tem a finalidade de manter a entidade em funcionamento com custos mínimos, já que todo o trabalho existente, inclusive o da diretoria executiva, é totalmente voluntário e sem remuneração. Como principal benefício, a participação de cada associado dá representação e força à entidade. Além disso, também há descontos em lojas e serviços, como a contratação do seguro RETA obrigatório pelo menor preço do país, e isenções em inscrições para participar de diversos eventos.


Contato

Endereço da Sede: Av. Gen. Moisés Castelo Branco Filho, 700 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ. CEP 22793-365.

Site: http://www.abmultirrotores.org.br/

E-mail: contato@abmultirrotores.org.br

Bons Voos!

Rio de Janeiro, 28 de junho de 2020.

101 visualizações

©2020 por Sobre DRONES.... Orgulhosamente criado com Wix.com