Sobre DRONES (2 – Curiosidades: “como funcionam?”)

Atualizado: Mai 29

Como funciona um DRONE?


De uma forma bem simplificada, vimos no primeiro post de Sobre DRONES (1 – Curiosidades: “o que são?”) que os drones são pequenas aeronaves não tripuladas. Para conseguir levantar voo e manter esse perfil, necessitam de um conjunto de motores para girar as pequenas hélices, que lhe proporcionam a sustentação necessária.


Vamos lembrar que estamos falando daqueles drones comerciais, que povoam nossos desejos de consumo e com os quais queremos fazer tomadas aéreas das mais lindas paisagens e dos mais difíceis ângulos de acesso.


Existem outros, conhecidos como “drones militares”, com tecnologias mais complexas e destinados a fins exclusivos...


Mas os “drones civis” possuem um corpo principal, com seus motores elétricos alimentados por baterias. De diferentes configurações quanto ao número de rotores (sempre dois ou mais), os de número quatro são os mais comuns.


Além da carcaça (ou fuselagem/estrutura), composto por fibras e plásticos, necessitam de circuitos eletrônicos que coordenem os comandos de voo que recebem nos três eixos (longitudinal, vertical e transversal) para conseguirem voar. E estes são os componentes mais leves de um drone, sendo a bateria (ou seu conjunto de baterias) o item mais pesado e que o qualifica a um voo mais duradouro, em proporção direta, ou seja, quanto maior a bateria, mais durabilidade da carga e tempo de voo. Sim, é claro, também depende da tecnologia da bateria, o que se torna um diferencial considerável na relação peso x potência.


Parte fundamental de um drone, não podemos nos esquecer do controle remoto. Este sim, o verdadeiro desafio a ser dominado. Possuindo vários comandos, sendo os principais os controladores de potência e de direção de voo, também alimentado por baterias ou pilhas, e de circuitos eletrônicos que transmitem a vontade do piloto à pequena aeronave não tripulada.


E como se dá essa “transmissão de ordens de comando” entre o controle remoto e o drone propriamente dito? As ondas de rádio geradas pelo controle, em frequências específicas e pré-determinadas, são recebidas pelos circuitos eletrônicos da aeronave e comandam os rotores de forma a lhes dar direção e potência.


Tudo muito simples, não é mesmo? Aos poucos iremos nos aprofundar no assunto. Até o próximo artigo!

Figura 1 – Controle Remoto e Drone em voo

Fonte: maio 15, 2020. De: https://droneshowla.com/wp-content/uploads/controle-remoto-drone-400x267.jpg

REFERÊNCIA

Como funciona um drone? Entenda a tecnologia por trás desses robôs. Disponível em: < https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/04/como-funciona-um-drone-entenda-tecnologia-por-tras-desses-robos.html > Acesso em: 15 maio 2020.

0 visualização

©2020 por Sobre DRONES.... Orgulhosamente criado com Wix.com