Sobre DRONES (1 – Curiosidades: “o que são?”)

Atualizado: Mai 29

Mas, O QUE SÃO DRONES?


O primeiro fato que devemos observar é que DRONES são AERONAVES NÃO TRIPULADAS. Não vamos nos ater, pelo menos por enquanto, ao seu tamanho, suas capacidades ou finalidades.


Também podem ser conhecidos por VANT - Veículos Aéreos Não Tripulados (ou UAV - Unmanned Aerial Vehicles), termo que já está em desuso na comunidade internacional.


Atualmente são chamados de ARP - Aeronaves Remotamente Pilotadas (ou RPA - Remotely Piloted Aircrafts), termo reconhecido mundialmente pela OACI[1].


Os DRONES, aos quais pretendo me referir, são aqueles que primeiro nos vêm à mente. Aqueles que possuem pequenos motores (ou rotores) e que emitem um som característico, o som de um zangão[2].


Figura 1 – Drone PHANTOM 4, da DJI

Fonte: maio 15, 2020. De: https://www.reviewbox.com.br/wp-content/uploads/2019/07/drone-com-ca%CC%82mera-1024x683.jpg


REFERÊNCIAS

1- BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Aeronaves não tripuladas e o Acesso ao Espaço Aéreo Brasileiro. ICA 100-40. Rio de Janeiro, 2018.

2- Veículo aéreo não tripulado. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ve%C3%ADculo_a%C3%A9reo_n%C3%A3o_tripulado> Acesso em: 14 maio 2020.



[1] OACI - (Organização da Aviação Civil Internacional), uma agência especializada no desenvolvimento dos princípios e técnicas de navegação aérea internacional e a organização e o progresso dos transportes aéreos, de modo a favorecer a segurança, a eficiência, a economia e o desenvolvimento dos serviços aéreos, criada em 1947 e com 191 países-membros, cuja sede permanente fica na cidade de Montreal, Canadá. [2] O termo DRONE, do Inglês, significa zangão. (https://www.youtube.com/watch?v=PfRLolIra8U)

8 visualizações

©2020 por Sobre DRONES.... Orgulhosamente criado com Wix.com